Como forma de celebrar o Dia Mundial da Limpeza (World Clean up Day), que acontece no próximo sábado (16), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) montaram uma programação especial em diferentes pontos de Salvador. Na data, vão ocorrer mutirões de limpeza realizados por voluntários nas praias da Boa Viagem, Ribeira, Jardim de Alah, Corsário, Periperi, Praia Grande e no entorno do Dique do Cabrito.
Além disso, a Secis, através do Espaço Colabore, estará com uma ação especial na praia de Stella Maris, com concentração dos voluntários a partir das 7h30. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link bit.ly/cleanupday2023. O ponto de encontro será na orla da Avenida Beira Mar, transversal à Rua Monsenhor Francisco Paiva Marques.
No Jardim de Alah, a Limpurb iniciará as atividades a partir das 7h e serão distribuídas sacolas e luvas para os participantes. Além disso, um stand será montado para sensibilizar banhistas e transeuntes sobre a importância do descarte correto de resíduos e os impactos da poluição na natureza, com apoio de empresas privadas.
Na praia do Corsário, o projeto “Voluntários do Bem” receberá o suporte logístico e operacional da Limpurb para a realização do mutirão de limpeza e sessão de alongamento, a partir das 7h30. Em outros pontos, na Praia da Boa Viagem e Ribeira, Voluntários do Ocean Care e do Instituto Limpa Brasil também estarão reunidos, com o objetivo de manter as praias limpas.
Em Periperi e Praia Grande, o mutirão de limpeza será capitaneado pelo projeto “Praia Boa é a Nossa”, que conta com a participação da própria comunidade e está previsto para iniciar a partir das 7h30. Ainda no Subúrbio, outra iniciativa apoiada pela Limpurb é o Projeto Dique Verde Vivo, que vai mobilizar os moradores a participar da remoção de resíduos descartados de forma irregular ao redor do Dique do Cabrito, conscientizando-os quanto aos impactos dessa prática.
No Parque Sustentável de Canabrava e na APA Joanes Ipitanga – Cajazeiras, a partir das 8h, será efetuado a catação de resíduos e plantio de mudas, promovido pela BATTRE e com apoio logístico Limpurb.
Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ações como essas são extremamente positivas e refletem o quanto a contribuição de cada um faz a diferença. “Iniciativas assim tem um potencial de mobilização muito forte. É como se cada voluntário mostrasse para os banhistas, comerciantes e demais pessoas que manter a limpeza da cidade e preservar o meio ambiente é um dever de todos. Por isso, ficamos felizes em apoiar esses projetos e incentivamos que todo mundo também se organize e esteja presente contribuindo com essa ação de impacto mundial”, destacou.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS